Elon Musk compartilhou um vídeo apresentando a versão mais recente do robô humanoide da Tesla, chamado Optimus. Denominado Optimus – Gen 2, o robô possui um visual mais refinado em comparação com a versão anterior e tem uma velocidade de locomoção 30% maior do que o Optimus Generation 1.
De acordo com a Tesla, a melhoria na velocidade foi possível graças à redução de 10 kg no peso do robô, além de aprimoramentos na geometria dos pés, novas articulações nos dedos e diversas outras melhorias técnicas. Como resultado, o Optimus agora é capaz até de dançar.
O Optimus Gen 2 é 10 kg mais leve, 30% mais rápido, muito mais suave e mais capaz. O robô atualizado apresenta uma velocidade de caminhada mais rápida, movimentos mais precisos das mãos, detecção tátil nos dedos, entre outras melhorias.
Em um vídeo de demonstração compartilhado na quarta-feira, o bilionário mostrou o Optimus Gen-2 em ação em uma fábrica da Tesla, cercado pelos Cybertrucks da empresa. O robô, com um design elegante e um exterior branco brilhante, demonstrou a capacidade de realizar agachamentos devido ao "melhor equilíbrio e controle total do corpo". Além disso, o Optimus Gen-2 foi mostrado fervendo ovos, graças às novas mãos do humanoide, que possuem "sensor tátil em todos os dedos".
No final do vídeo, dois robôs Optimus Gen 2 foram vistos dançando. A Tesla afirmou que o humanoide aprimorou a detecção de torque, as seções articuladas dos dedos dos pés e a geometria do pé humano, entre outras melhorias técnicas.
O site da Tesla enfatiza que o objetivo deste "humanoide autônomo bípede" é substituir os humanos na execução de tarefas inseguras ou mundanas. A empresa planeja em breve incorporar o robô em suas operações de fabricação.
Em uma reunião de acionistas da Tesla em 2022, Musk falou sobre o robô humanoide, destacando que ele pode transformar a economia ao eliminar a escassez de mão de obra.
Há alguns meses, a Tesla compartilhou outro vídeo do seu robô humanoide realizando diversas tarefas, como praticar ioga e classificar blocos por cor de forma autônoma. Apesar de sua proposta de substituir humanos em tarefas tediosas ou perigosas, o Tesla Bot, também conhecido como Optimus, foi recebido com ceticismo, especialmente fora do círculo de fãs dedicados da Tesla.