POLÍTICA

STF vai julgar em fevereiro ex-membros da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por 8 de janeiro

Por sou curitiba

07/01/2024 às 14:04:49 - Atualizado há
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que vai julgar em fevereiro sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por omissão nos atos de 8 de janeiro do ano passado.

Os agentes serão julgados pela Primeira Turma da Corte entre os dias 9 e 20 de fevereiro, no Plenário Virtual.

Fazem parte da lista de denunciados os seguintes militares: Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal na ocasião; Klepter Rosa Gonçalves, subcomandante-geral; Jorge Naime, coronel da PMDF; Paulo Bezerra, coronel da PMDF; Marcelo Casimiro Vasconcelos, coronel da PMDF; Flávio Silvestre de Alencar, major da PMDF; e Rafael Pereira Martins, tenente da PMDF.

Os policiais em questão foram acusados pela PGR dos crimes de: omissão; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado; e violação de deveres funcionais.

Desde os atos de 8 de janeiro de 2023, o STF já condenou 30 acusados pela Procuradoria-Geral da República de participação no ocorrido com penas que vão de 3 a 17 anos de prisão. A maioria foi condenada pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência, e grave ameaça contra o patrimônio da União.

entreparagrafos
















Fonte: Pleno.news
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba