O aumento do número de casos de dengue no Brasil ganhou destaque na imprensa internacional. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 512 mil casos da doença em 2024; ou seja, quatro vezes mais do que no mesmo período do ano anterior. Além disso, 75 mortes foram confirmadas devido à dengue, e outras 340 estão sob investigação.
O jornal francês Le Monde divulgou o número de contaminações e a informação de que muitos hospitais estão buscando lidar com o fluxo de pacientes febris.
A publicação diz que o Brasil mal se recuperou da Covid-19 e cita especialistas que alertam para "uma crise "histórica" ou mesmo sem precedentes" de dengue.
O jornal francês também destacou o aparente descuido das autoridades brasileiras em políticas de prevenção, especialmente porque o mosquito transmissor da dengue se reproduz em ambientes domésticos. O número mínimo de doses da vacina contra dengue também foi citada pela publicação: apenas 750 mil doses estão garantidas.
Sobre as vacinas, a publicação diz que a escassez de doses no SUS vai levar a população até as clínicas privadas, que comercializam as doses da vacina por R$ 1 mil, o que equivale a 75% do salário mínimo.
O Ministério da Saúde decidiu focar na vacinação de crianças e adolescentes, que são enquadrados no grupo mais vulnerável.