PARANÁ

Partido esquerdista PSOL vai ao MPF para liberar livro com sexo explícito no Paraná

Por sou curitiba

07/03/2024 às 21:31:02 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Após o governo do Paraná determinar o recolhimento de um livro das escolas do estado por conter cenas de sexo explícito, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados decidiu agir.

Os parlamentares da sigla acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão do Paraná.

A decisão foi tomada após viralizar nas redes sociais o vídeo de Janaina Venzon, diretora de uma escola em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, mostrando trechos do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, que relatam uma relação sexual entre um casal de jovens.

O livro chegou às escolas após ser selecionado via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um programa do Ministério da Educação (MEC) que, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), compra e distribui livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todos os estados do país.

Na representação do PSOL, os parlamentares afirmam que o livro é "alvo de tentativa de censura por grupos bolsonaristas nos últimos dias por fazer parte da lista do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)".

Assinam o documento os deputados: Erika Hilton (Psol-SP); Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ); Célia Xakriabá (Psol-MG); Chico Alencar (Psol-RJ); Fernanda Melchionna (Psol-RS); Glauber Braga (Psol-RS); Guilherme Boulos (Psol-SP); Ivan Valente (Psol-SP); Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP); Luiza Erundina (Psol-SP); Sâmia Bomfim (Psol-SP); Talíria Petrone (Psol-RJ); e Tarcísio Motta (Psol-RJ).


entreparagrafos


























Fonte: Pleno.news
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba