POL√ćTICA

Lula sugere nova data oficial da Independência do Brasil: "2 de Julho"

Por sou curitiba

05/07/2024 às 12:21:53 - Atualizado h√°
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na quinta-feira (04/07), o presidente petista Lula falou em transformar o 2 de Julho na outra data oficial da Independ√™ncia do Brasil, além do 7 de Setembro. O coment√°rio ocorreu durante um evento de lançamento da pedra fundamental de um laboratório científico público em Campinas (SP).

"Nós fomos o último país a fazer a independ√™ncia. E tem duas independ√™ncias. Tem independ√™ncia, que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo, mas est√° l√°. Dizem que deu o grito, tem a fotografia e alguns cavalos", disse o petista.

E continuou:

"Mas nós tivemos a verdadeira independ√™ncia do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, que foi o 2 de Julho em Salvador, na Bahia. Ali, houve luta e houve mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram para garantir a independ√™ncia. Eu agora vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independ√™ncia. E, mais ainda, vamos ter que recontar a história deste país", afirmou Lula.

O petista esteve em Salvador (BA), na última terça-feira (02/07), para comemorações do 2 de Julho é feriado estadual no estado. A data de 2 de Julho de 1823 é lembrada como o dia da expulsão definitiva da Coroa Portuguesa do Brasil. As informações são do G1.


entreparagrafos



Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba