Nesta terça-feira (16/07), o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo (SP), afirmou que os governos do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva foram melhores que o de Jair Bolsonaro (PL), e que o 8 de Janeiro foi "claramente uma tentativa de golpe".
"Claro que foi o Lula. Lula não foi eleito três vezes à toa, o melhor governo foi o Lula", disse Datena ao ser questionado sobre quem fez o melhor governo: Lula ou Bolsonaro. "Ele fez realmente dois bons governos, mas foi ajudado pelo cenário externo", completou o apresentador durante a sabatina UOL/Folha.
Datena também categorizou os atos de 8 de janeiro de 2023 como "tentativa de golpe": "Você tem alguma dúvida que 8/1 foi tentativa de golpe? Clara, absurda e desproporcional. Como as forças de segurança não avisaram ao presidente Lula que isso aconteceria? Quem nega tentativa de golpe quer negar a história brasileira".
"O Ricardo Nunes, eu não vi, quis desmoralizar [o 8/1], dizendo que o tiro do Trump sim foi atentado à democracia. Coisa nenhuma, as duas coisas foram atentados à democracia. Atirar em candidato, qualquer pessoa que seja, é ato ou terrorista ou tentativa de homicídio, mas é atentado à democracia. Se bem que Trump não é o exemplo de democracia como a gente queria que fosse, ele foi o responsável pela invasão ao Capitólio", completou Datena.