A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) protocolou um requerimento à Casa Civil solicitando esclarecimentos sobre a viagem de Rosangela da Silva, conhecida como Janja, à França para representar o governo federal nas Olimpíadas de Paris. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.
O requerimento questiona diversos aspectos da viagem, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de julho, destacando que Janja foi acompanhada por sete assessores. Zanatta argumenta que Janja não ocupa um cargo oficial, nem de fato nem de direito, e, portanto, não deveria ter recebido suporte oficial para a viagem.
Entre as informações solicitadas estão o valor total gasto com a viagem, incluindo as despesas pessoais de Janja, bem como detalhes sobre a entrega de credenciais de chefe de Estado à Janja durante o evento.
Na manhã desta segunda-feira (29/07), Janja compartilhou uma imagem nas redes sociais em frente à Torre Eiffel, confirmando seu retorno ao Brasil. Ela escreveu: "Deixamos em Paris todo amor e carinho para nossos atletas. Dedicação e determinação que nos enche de orgulho. Com medalha ou sem medalha, todos já são vitoriosos."
Durante sua estadia em Paris, Janja visitou a Vila Olímpica e se reuniu com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para discutir a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das principais iniciativas da presidência brasileira no G20.