Nesta quinta-feira (01/08), o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) fez uma declaração polêmica ao comparar o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). A fala ocorreu durante uma entrevista ao blog de Leonardo Sakamoto, do UOL. O parlamentar destacou semelhanças entre os dois líderes políticos, apesar das diferenças ideológicas aparentes.
– A oposição queria no Brasil um regime de Maduro com Bolsonaro. E o que o Maduro tá querendo na Venezuela é um regime dele próprio, é um regime bolsonarista com Maduro. Então, um é face do outro, é contraface do outro. Um é cara-coroa do outro. Se ver amiúde, Sakamoto, são cópias – afirmou Rodrigues.
– Lá, o mesmo questionamento ao processo eleitoral que faziam aqui para deslegitimar o processo eleitoral, o Maduro faz na Venezuela – diz o senador, mas a informação não é verdadeira.
Nicolás Maduro não tem questionado o resultado das eleições, pelo contrário, é a oposição que tem denunciado a fraude cometida pelo ditador e pede para que as atas sejam divulgadas para provar quem realmente venceu a eleição no último domingo (28/07).
E continua:
– O que existe, eles queriam um regime igual do Maduro no Brasil, só que com o Bolsonaro no poder. São duas faces da mesma moeda.
Randolfe disse ainda que Maduro é comparável a Bolsonaro porque "utiliza do aparato bélico do Estado para intimidar eleitores".