Na terça-feira (13/08), o ator José de Abreu, apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu em seu perfil no X que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, "deveria mandar fechar" o jornal Folha de S.Paulo.
A declaração foi feita pelo ator após o jornal publicar reportagem revelando que Alexandre de Moraes pediu de forma não oficial que a Justiça Eleitoral elaborasse relatórios para embasar decisões próprias no inquérito das fake news contra aliados do então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
"A Folha quer anistia a Bolsonaro. Estamos vivendo um grave momento político. Desacreditar Alexandre de Moraes agora é lutar contra a democracia", escreveu o ator pró-Lula na rede.
"A Folha sendo a folha. Um xandao era do STF o outro do TSE. Duas pessoas diferentes?", disse Zé de Abreu em outro post.
A Folha de S.Paulo obteve acesso a mensagens e arquivos trocados via WhatsApp entre Alexandre de Moraes, seus auxiliares e outros membros de sua equipe. Os registros mostram que o gabinete do ministro solicitou, pelo menos, 20 vezes a produção de relatórios de forma não oficial.
Essas solicitações foram feitas por meio do setor de combate à desinformação da Justiça Eleitoral.
Os documentos produzidos eram utilizados para fundamentar ações criminais contra apoiadores de Bolsonaro.