A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (14/08), em resposta a uma reportagem que revelou supostas ações do magistrado fora dos ritos processuais estabelecidos. Segundo a matéria publicada pela Folha de São Paulo na terça-feira (13/08), o gabinete de Moraes teria solicitado informalmente à Justiça Eleitoral a produção de relatórios para embasar suas decisões, incluindo o inquérito das fake news que tramita no STF.
"Como presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes atuou para coibir crimes eleitorais e garantir a lisura do pleito de 2022. Como relator dos inquéritos das milícias digitais e das fake news no STF, atuou contra quadrilhas bolsonaristas que tentaram fraudar as eleições", afirmou a petista.
A presidente do PT também criticou as acusações feitas contra Moraes e o STF, apontando que as ações do ministro estavam alinhadas com a defesa da legalidade e da democracia. "Fora do rito, de qualquer rito, estavam Bolsonaro e seus cúmplices, mentindo sobre o processo eleitoral, ameaçando as instituições e urdindo um golpe contra a posse de Lula, o eleito", disse Gleisi.
A petista concluiu suas declarações sugerindo que as críticas direcionadas a Moraes pela reportagem da Folha de São Paulo são parte de uma campanha para desacreditar o ministro e o STF, justamente no momento em que Jair Bolsonaro se aproxima de enfrentar a Justiça pelos crimes que teria cometido.