A ex-deputada federal Joice Hasselmann (Podemos) não conseguiu garantir uma vaga na câmara de vereadores de São Paulo nas eleições deste domingo. Com 100% das urnas apuradas, ela recebeu apenas 1.673 votos, um número que marca uma perda de 12 mil votos em relação à sua tentativa anterior de se eleger deputada estadual em 2022.
A trajetória de Joice na política tem sido marcada por oscilações significativas. Em 2018, ela foi uma das parlamentares mais votadas do Brasil, conquistando 1.078.666 votos, tornando-se a mulher mais votada na história da Câmara. No entanto, nas eleições seguintes, sua popularidade sofreu uma queda acentuada. Em 2020, já em um rompimento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, ela ficou em sétimo lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo. Em 2022, sob a sigla do PSDB, ela recebeu menos de 13 mil votos e não conseguiu se reeleger.
Após exercer seu direito de voto no domingo, Joice compartilhou uma mensagem nas redes sociais. "Acabei de exercer o meu dever cívico, na festa da democracia. Até me perguntaram por que eu estava tão arrumada (
). É porque é uma festa, né gente? Então tem que vir a caráter", afirmou em seu Instagram.