POLÍTICA

Dallagnol pede que PGR investigue oferta milionária a Jojo Todynho e artistas por apoio a Lula em 2022

Por sou curitiba

26/11/2024 às 12:26:14 - Atualizado há
Foto: Reprodução/X e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol protocolou uma notícia-crime solicitando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue um possível caso de caixa 2 na campanha do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. O pedido foi fundamentado em uma declaração feita pela cantora Jojo Todynho, em entrevista ao podcast da Brasil Paralelo.

Na conversa, a artista afirmou ter sido abordada com uma proposta de R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Lula na última eleição presidencial.

O PT, por sua vez, negou a acusação, alegando que a "notícia falsa foi divulgada numa plataforma de extrema direita, no momento em que Bolsonaro e sua organização criminosa foram indiciados por tentativa de golpe."

Jojo Todynho relatou que foi procurada para fazer propaganda a favor de Lula e recusou a oferta. Ela detalhou que o valor foi oferecido a diversos artistas, mencionando que todos que fizeram campanha política receberam dinheiro, e que foi convidada para um almoço, onde lhe foi apresentada a proposta. A cantora reafirmou sua recusa, destacando que todos os envolvidos na campanha, inclusive páginas de fofoca que a atacaram, receberam dinheiro para apoiar a candidatura.

No documento enviado à PGR, Deltan Dallagnol, ex-deputado e atualmente embaixador do Novo, argumenta que a denúncia oferece indícios de possíveis crimes, como a omissão de pagamentos não registrados junto à Justiça Eleitoral, o que poderia configurar falsidade ideológica eleitoral. Ele também pede que, caso os gastos sejam comprovados, se investigue a origem dos recursos, sugerindo a possibilidade de lavagem de dinheiro proveniente de crimes contra a Administração Pública. Deltan ainda destaca que o uso de valores tão altos poderia caracterizar abuso de poder econômico.

O ex-procurador aponta que as declarações de Jojo Todynho levantam a hipótese de que recursos milionários foram utilizados de maneira não registrada, com o objetivo de formar e utilizar uma rede de artistas e influenciadores, cujas ações, somadas, teriam o potencial de influenciar milhões de eleitores brasileiros.

Dallagnol solicita que a PGR ouça os artistas que apoiaram Lula para que confirmem se receberam pagamentos. O ex-deputado pede ainda que a investigação apure possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e abuso de poder econômico, com a responsabilização penal e eleitoral dos envolvidos, caso sejam identificadas irregularidades.


entreparagrafos







































Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba