A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, afirmou que a recente disparada do dólar foi influenciada por um perfil de suposta desinformação em uma rede social. Segundo Daniela, informações falsas divulgadas pela conta teriam causado impacto no mercado financeiro, levando a um comportamento de instabilidade entre investidores. Na terça-feira (17/12), a moeda americana atingiu o patamar de R$ 6,20.
Em novo "surto", Daniela declarou:
"Recebi mensagens de integrantes da direção do Banco Central a respeito de uma fake news que está circulando e foi enviada a gestores do BC. De novo, gestores do Banco Central, para perguntar: isso é verdade? Trata-se de fake news veiculada numa rede social por um perfil que se autointitula".
De acordo com a jornalista, o perfil responsável pela desinformação se apresenta como um canal dedicado a "notícias de geopolítica, economia e política trazidas por brasileiros expatriados e sem censura". Porém, a conta teria divulgado falsas alegações atribuídas a Gabriel Galípolo, próximo presidente do Banco Central.
Entre as declarações desmentidas estavam menções à "salvaguarda da moeda dos BRICS" e a uma suposta "meta de trazer o dólar a um patamar específico". Daniela alertou que as publicações do perfil foram disseminadas amplamente, chegando a influenciar operadores do mercado.
"Esse perfil de fake news da grossa fez uma série de postagens que estão sendo pintadas e replicadas por operadores do mercado financeiro", disse a jornalista.
ASSISTA:
Jornal da Cidade Online