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Pesquisa aponta que 65,7% dos brasileiros sentiram aumento de preços nos supermercados desde o retorno de Lula

Por sou curitiba

18/01/2025 às 20:33:40 - Atualizado há
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisa, divulgada neste sábado (18/01), revelou que 65,7% dos brasileiros perceberam aumento nos preços dos produtos nos supermercados desde que o presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva assumiu novamente a presidência.

O dado mostra um crescimento significativo em relação ao levantamento de janeiro de 2024, quando 48,4% dos entrevistados apontavam para a mesma percepção.

O estudo também indica que 4 em cada 10 brasileiros afirmam não ter sentido melhora na situação financeira desde então. Enquanto isso, 20,6% dos entrevistados consideram que os preços "ficaram como estavam" e apenas 11,6% acreditam que os valores diminuíram.

A percepção de aumento nos preços é mais acentuada entre os moradores da região Sul (71%), seguidos pelo Sudeste (68,1%), Norte e Centro-Oeste (64,4%) e Nordeste (60%) – este último, principal reduto eleitoral do presidente petista Lula.

Já em relação à situação financeira das famílias, 41,5% dos entrevistados afirmam que ela permanece igual, enquanto 33,2% dizem que piorou. Apenas 23,9% acreditam que houve melhora. O percentual de pessoas que percebem estabilidade nas finanças é mais alto no Sul (44,9%) e no Sudeste (42,1%), e mais baixo no Norte e Centro-Oeste (38,9%).

Ao longo do último ano, o otimismo com as finanças familiares caiu. Em janeiro de 2024, 26,8% acreditavam que a situação havia melhorado, número que agora é de 23,9%. A parcela que considera que os preços "ficaram como estavam" também registrou uma leve redução: de 22,1% no início de 2024 para 20,6% em janeiro deste ano.

Por outro lado, o percentual de pessoas que acreditam em queda nos preços diminuiu drasticamente. Em janeiro de 2024, 27,1% pensavam que os valores haviam diminuído; já em 2025, esse índice caiu para 11,6%.

O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, com 2.018 eleitores de 164 cidades de todas as 26 unidades da federação e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pergunta principal feita aos entrevistados foi: "Pelo que o(a) Sr(a). sabe ou pôde perceber, depois que o presidente Lula voltou a governar o Brasil, os preços dos produtos no supermercado aumentaram, diminuíram ou ficaram como estavam?"


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