O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que o "trem do Brasil passou", ao atestar a irrelevância do papel atual do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, nas negociações pelo fim da guerra dos ucranianos contra a invasão de seu território pela Rússia. A fala foi feita para a TV Globo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. As informações são do Diário do Poder.
A nova crítica do ucraniano ao presidente petista também minimiza a relevância de Lula diante do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. E acontece oito meses após Zelensky concluir que Lula priorizava uma aliança do governo do Brasil com sua agressora, a Rússia. Há quatro meses, o presidente da Ucrânia duvidou do real interesse de uma "proposta de paz" sugerida pelo brasileiro e pela China, que pressionava por diálogo entre os países em guerra.
"Hoje eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou. Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra, etc. Agora ele não é mais um "player". Ele também não será um "player" para Trump", disse o presidente ucraniano.