BRASIL

Agência do governo Lula ignora gramática e adota linguagem neutra: "deputade eleite"

Por sou curitiba

23/01/2023 às 14:37:19 - Atualizado há
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Brasil, braço da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), divulgou um texto neste fim de semana adotando o uso da linguagem neutra para falar sobre novos parlamentares eleitos. O tema da reportagem foi um encontro que ocorreu no Dia Nacional de Visibilidade Trans.

No texto da agência oficial de notícias do Executivo federal, há termos como "deputades" e "eleites". A Agência Brasil ressaltou que a linguagem em gênero neutro foi usada para construir o texto atendendo a um pedido das "parlamentares eleites".

A linguagem neutra é polêmica e desrespeita as normas cultas da Língua Portuguesa, adotada oficialmente no Brasil. O fenômeno também é criticado por especialistas. A professora do Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Federal de Sergipe e editora-chefe da Revista da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), Raquel Freitag, já declarou que "a linguagem neutra não existe".

"Linguagem neutra é uma coisa que não existe. Não existe neutralidade, em nada no mundo. Eu advogo por uma a linguagem inclusiva de gênero, que está na pauta dos movimentos feministas há muito tempo", afirmou a professora em texto publicado no Blog FCA, da PUC Minas.

Por meio das redes sociais, nesta segunda-feira (23/01), o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) expressou indignação com a iniciativa.

"Site da Agência Brasil, empresa administrada pela Empresa Brasil de Comunicação, assassina a língua portuguesa tentando normalizar o pronome neutro. É nisso que está se tornando a máquina pública no governe lule, um aparato ideológico custeado com seus impostos" apontou Jordy.

Também nesta segunda, o jornalista e ex-presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, disse que "o Brasil vai de mal a pior".



Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba