MUNDO

Centro-direita vence eleição em Portugal e direita quadruplica bancada

Por sou curitiba

11/03/2024 às 12:51:56 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube CHEGA TV

As eleições legislativas deste domingo (10/03) em Portugal trouxeram ótimas notícias para o partido conservador Chega, que tem como principal expoente o deputado André Ventura, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e crítico ferrenho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla quadruplicou sua bancada, saindo de 12 para 48 parlamentares.

Portugal, onde 10,8 milhões de eleitores foram convocados às urnas, era um dos poucos países da Europa liderados pela esquerda.

A coligação de centro-direita, liderada pelo Partido Social Democrata, ganhou as eleições para o Parlamento de Portugal.

O Partido Socialista, que estava no governo, perdeu a maioria e ficou em segundo lugar.

O partido Chega, de direita, elegeu a terceira maior bancada, passando de 12 para 48 parlamentares.

O Chega foi, de longe, o maior vencedor do pleito português deste domingo, que aconteceu dois anos antes que o previsto pelo calendário eleitoral em razão da renúncia do ex-primeiro-ministro António Costa, que levou o Parlamento de Portugal a ser dissolvido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Costa renunciou ao cargo de premiê em novembro do ano passado, em meio a um escândalo de corrupção, com batida da polícia na sua residência oficial e prisão de funcionários do gabinete. Ele estava à frente do governo português desde 2015, quando foi eleito por meio uma aliança inédita com a esquerda radical, apelidada de "geringonça", e cumpria o terceiro mandato no cargo.


entreparagrafos


Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba