O primeiro ano do terceiro mandato de Lula foi de bonança para veículos de comunicação amigo, que recebem anúncios da Petrobras.
Entre TV, internet, mídia exterior e etc, são nove nichos onde a petroleira despejou exatos R$ 186.202.739,71 em 2023.
A montanha de dinheiro é mais do que o dobro usado em 2022, quando a companhia usou R$ 92,2 milhões.
A dinheirama supera o recorde de 2017, conforme consta da transparência da petroleira, torrando R$ 170 milhões em propaganda.
Com circulação cada vez mais rara, jornais também multiplicaram a verba, que passou de R$ 1 milhão em 2022 para R$ 5,7 milhões.
Para ficar bem na fita, gastos com mídia exterior foram turbinados, saltaram de R$ 6,1 milhões para impressionantes R$ 24,5 milhões.
Gastos com publicidade na internet, outra bolada: R$ 34 milhões. Até revistas em declínio receberam um arame, R$ 128,3 mil.
Emissoras de canais abertos e fechados não têm o que reclamar: foram mais de R$ 90 milhões para divulgar a Petrobras.
As informações são da coluna Cláudio Humberto do Diário do Poder.
Diário do Poder