Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍTICA

Alexandre de Moraes defende regulamentação internacional da inteligência artificial: "Pode mudar resultado de eleição"


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, defendeu nesta terça-feira (21/05) a importância de uma regulamentação internacional para o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas eleições. A fala foi feita pelo magistrado durante a abertura de um seminário sobre inteligência artificial e eleições, promovido pelo TSE e pela FGV.

Em sua fala, Alexandre de Moraes ressaltou que a IA pode reforçar a desinformação e influenciar o resultado das eleições.

De acordo com o também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a inteligência artificial, principalmente ao amplificar as fake news, pode alterar o resultado de uma eleição.

"A inteligência artificial, principalmente anabolizando as fake news, pode mudar o resultado de uma eleição. Porque até que aquilo seja desmentido, até que chegue a versão verdadeira a todo o eleitorado, isso pode mudar milhares de votos. Consequentemente, isso pode fraudar o resultado popular", afirmou Alexandre de Moraes no evento.

O presidente do TSE citou a legislação da União Europeia (UE) como exemplo e defendeu a necessidade de os países se unirem para estabelecer não apenas regulamentações nacionais, mas também uma regulamentação internacional.

"É absolutamente urgente e necessário que os países, as autoridades, se unam para que haja não só regulamentações nacionais, mas uma regulamentação internacional. A União Europeia já deu um grande exemplo recentemente, aprovando duas importantes leis nesse sentido. Outros países do mundo vêm discutindo essa questão", disse o magistrado.











































Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!