Nesta quinta-feira (27/06), o presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à Itatiaia que mostrará ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026 que só se perde uma eleição enquanto se está no Poder por incompetência.
O petista ainda disse não se importar se o seu antecessor será candidato. "Se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele, situação, imagina agora que eu sou situação e ele, oposição. Vou mostrar para ele que quem está na presidência só perde uma eleição se for incompetente", afirmou Lula.
Porém, Lula não confirmou se será candidato à Presidência em 2026. De acordo com o petista, o único cenário em que disputará o próximo pleito é se ele for capaz de vencer o "fascismo" e a "extrema-direita".
"Nós temos muita gente para ser candidata, não precisa ser eu. A única hipótese que eu disse que eu posso ser candidato é que se todos os indicadores mostrarem que eu sou a única pessoa para derrotar o fascismo e a extrema-direita, eu não terei problema de ser candidato. Mas eu espero que a gente até lá arrume outra pessoa mais competente, mais jovem, com mais disposição", afirmou o petista.
Lula disse ainda que não se preocupa com uma possÃvel tentativa de Bolsonaro voltar ao Planalto: "Eu não veto candidato adversário. Se ele conquistar o direito de ser candidato, que seja candidato".
Gazeta Brasil