No sábado (03/08), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que as ações do governo Lula (PT) precisam ser mais efetivas e mais rápidas para a reconstrução do estado.
Segundo Leite, os resultados entregues são menores do que a propagando oficial do governo federal apresenta.
"O diálogo [com o governo federal] existe, a sensibilidade existe, ações são empreendidas, mas os resultados efetivamente entregues são muito menores do que aquele que a propaganda oficial apresenta. E é isso que gera um incômodo profundo. A solenidade e os anúncios são fartos, a propaganda é extensiva para manifestar o que estão se mobilizando, mas o que chega na ponta ainda é muito limitado", disse Eduardo Leite.
Dados do portal Brasil Participativo indicam que o governo Lula destinou R$ 94,4 bilhões à reconstrução do Rio Grande do Sul, e R$ 21,8 bilhões já foram concedidos aos gaúchos.
O governador apontou que a ajuda deixou de lado questões importantes, nos moldes do que ocorreu na pandemia da Covid-19, quando o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) custeou parte dos salários dos trabalhadores afetados. As informações são da CNN Brasil.
Em uma nota enviada à CNN Brasil, assinada pelo ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que "não vamos entrar em disputa polÃtica no momento em que o nosso foco é ajudar os gaúchos a garantirem um recomeço após as enchentes".
Pleno.news