O presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva comentou na terça-feira (05/11) sobre o resultado das eleições municipais de 2024, destacando a presença de candidatos que, segundo ele, se dedicaram a propagar "bobagens" e "mentiras" durante a campanha. Durante o evento de abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, Lula comentou sobre a ascensão desses candidatos.
"É impressionante o resultado, inclusive das eleições para prefeito agora, a projeção de candidatos que não diziam lé com cré, a não ser falar bobagem, a não ser ofender, a não ser contar mentira, a não ser falar mais bobagem. E o povo terminou acreditando nessas pessoas e votou em algumas dessas pessoas", disse o petista.
Lula também abordou a questão do "negacionismo" crescente na política, defendendo a importância da educação no combate a esse fenômeno. Para ele, o debate político precisa ser mais presente nas escolas, universidades e fábricas. "Falta política, falta discutir política nas universidades, falta discutir política nas escolas, nas fábricas. Porque a política é quase como um ar que a gente respira", afirmou.
Em seu discurso, o presidente reforçou sua visão sobre a educação, destacando que os investimentos nesta área são fundamentais para o desenvolvimento do país. "Nesse governo, vai ser proibido utilizar a palavra "gasto" quando a gente fala em educação. Educação é investimento. Nada pode dar mais retorno do que a educação", argumentou Lula.
A abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está sendo realizada no Museu Nacional da República, em Brasília, trouxe à tona o debate sobre os biomas brasileiros, tema deste ano do evento. Antes da cerimônia, o petista também teve a oportunidade de visitar os estandes da feira de ciência e tecnologia.