A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, informou por meio de sua conta oficial no X sobre uma conversa mantida com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na companhia de Edmundo González Urrutia.
Em um comunicado após a conversa, o Departamento de Estado norte-americano destacou que "o Secretário de Estado Marco Rubio falou com o presidente legítimo da Venezuela, Edmundo González Urrutia, e com a líder da oposição María Corina Machado."
"O Secretário elogiou a coragem do povo venezuelano diante da repressão perpetrada por Nicolás Maduro e seus aliados. O Secretário Rubio reafirmou o apoio dos Estados Unidos à restauração da democracia na Venezuela, assim como à libertação incondicional e imediata de todos os prisioneiros políticos, em consonância com as aspirações pacíficas e democráticas do povo venezuelano", concluiu o comunicado atribuído à porta-voz Tammy Bruce.
Machado destacou que o encontro reflete a relevância que o governo dos Estados Unidos atribui à situação política e social da Venezuela, assim como ao bem-estar dos cidadãos venezuelanos e seu impacto na região. "A transição para a democracia na Venezuela é crucial para a estabilidade regional e a segurança do nosso hemisfério", afirmou.