MUNDO REDES SOCIAIS

Alexandre de Moraes vira alvo da Justiça dos EUA por infringir soberania americana

Por sou curitiba

19/02/2025 às 13:29:07 - Atualizado há
Foto: Carlos Moura/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se tornou alvo de uma ação na Justiça dos Estados Unidos por suposta violação à soberania americana. A ação foi movida pelas empresas Trump Media, ligada diretamente ao presidente Donald Trump (Republicanos), e também pela plataforma Rumble. A ação, protocolada nesta quarta-feira (19/02) tramita em um tribunal com sede na Flórida.

Destacado pelo Folha de S.Paulo, as empresas responsáveis pela ação conjunta relatam que Moraes violou a legislação americana ao ordenar à plataforma Rumble para suspensão da conta do Jornalista Allan dos Santos.

"Moraes agora está tentando contornar completamente o sistema legal americano, utilizando ordens sigilosas de censura para pressionar redes sociais americanas a banir o dissidente político (Allan dos Santos) em nível global", afirmou Chris Pavlovski, CEO da Rumble, à Folha.

A Trump Media se aliou À Rumble na ação. Os advogados da empresa ligada ao atual presidente americano detalham que a restrição das operações da Rumble no Brasil também a prejudica, sendo que a plataforma fornece serviços de midia e manutenção de rede para a empresa do mandatário americano.

A Rumble é uma plataforma para o compartilhamento de vídeos que funciona de forma similar ao YouTube. A rede já foi citada em decisões do STF para a remoção de conteúdo, mas não cumpriu as determinações da Justiça brasileira por não contar com representação no país.

A plataforma Rumble se apresenta como um "espaço alternativo às redes sociais tradicionais", oferece suporte a criadores de conteúdo que enfrentaram restrições em outras mídias. Entre os nomes que migraram para a plataforma estão Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Bruno Aiub, mais conhecido como Monark.

Já Allan dos Santos, que é alvo de investigações conduzidas pelo STF no Brasil, é acusado de supostamente disseminar desinformação e fazer declarações ofensivas contra ministros da Corte. Atualmente, há um mandado de prisão preventiva contra ele, porém, como reside nos Estados Unidos, a ordem não pode ser cumprida pelas autoridades brasileiras.


entreparagrafos


Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2025 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba