Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍTICA

STF forma maioria para rejeitar ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes

André Mendonça, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Rosa Weber votaram contra Bolsonaro


Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por maioria de votos, a decisão do ministro da Corte, Dias Toffoli, que negou a continuidade de uma ação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Alexandre de Moraes.

Agora, o pedido de Bolsonaro deve ser arquivado nos próximos dias.

Bolsonaro apresentou a notícia-crime contra Moraes alegando abuso de autoridade do ministro do STF. Com a negativa de Toffoli, ele recorreu.

O principal argumento de Bolsonaro foi o de que o chamado inquérito das fake news, no qual é investigado, não se justifica.

Toffoli disse que a notícia-crime apresentada por Bolsonaro se debruça sobre atos que já foram apreciadas pelo plenário do STF — como a própria validação do inquérito ilegal.

Na mesma decisão, o ministro também determinou a retirada do sigilo do processo.

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Rosa Weber e André Mendonça votaram para rejeitar recurso de Bolsonaro contra decisão do ministro Dias Toffoli.

Já Alexandre de Moraes se declarou impedido. O único a apresentar divergência foi o Kassio Nunes Marques.

De acordo com Kassio, compete ao MP a apreciação inicial da existência de elementos indiciários mínimos a justificar o pedido de investigação.


Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!