Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍTICA

Na Argentina, Lula defende moeda única: "traz estranheza, mas precisa ser testada"


Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao lado do presidente argentino Alberto Fernández, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu nesta segunda-feira (23/01), a criação de uma moeda comum para países da América Latina.

"Brasil e Argentina já fizeram uma pequena experiência de fazer negócios com a moeda cada um do seu país. Se não me falha a memória, foi em 2008. Os argentinos poderiam comprar pagando em peso, e os brasileiros em real. Foi uma experiência muito tímida porque não era uma decisão impositiva, era optativo", disse o mandatário brasileiro.

Segundo Lula, os ministros da Fazenda dos respectivos países, cada um com sua equipe, farão uma proposta de comércio exterior e de transações bilaterais usando uma moeda comum, a" ser construída com muito debate e muitas reuniões".

"Eu espero que os presidentes dos Bancos Centrais tenham a inteligência, a competência e a sensatez necessária para que a gente dê um salto de qualidade nas nossas relações comerciais e financeiras"," O novo sempre traz estranheza. Mas isso precisa ser testado", disse o petista.

"Se dependesse de mim, a gente teria comércio exterior sempre na moeda dos outros países, para que a gente não precise ficar dependendo do dólar. Então, por que não tentar criar uma moeda comum entre os países do Mercosul? Acho que com o tempo isso vai acontecer e é necessário que isso aconteça", acrescentou.


Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!