Pesquisa realizada em junho pelo Datafolha constatou que um a cada dez brasileiros já teve o celular roubado ou furtado dentro do período de 12 meses compreendido entre junho de 2023 e junho de 2024. O levantamento revelou que os prejuízos causados às vítimas superam R$ 22 bilhões.
O estudo entrevistou 2.508 pessoas em diversas regiões do Brasil, entre os dias 11 e 17 de junho. Entre os ouvidos pela pesquisa, 9,2% disseram ter sofrido roubo ou furto de aparelho celular. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os números levantados demonstram enorme taxa de subnotificação, que é quando a vítima não faz o registro policial de ocorrência. O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que compreende apenas os casos em que houve o registro de furto ou roubo, expôs número 14 vezes menor quando comparado com os dados da pesquisa.
Celulares da marca Apple são os mais cobiçados pelos criminosos, e a cidade no Brasil onde há maior incidência desse tipo de crime é Manaus (AM).