Na terça-feira (06/08), agentes de segurança pública de São Paulo realizaram a operação Salus et Dignitas, que teve por objetivo desarticular atividades lucrativas para o PCC. Foram cumpridos 117 mandados de busca e apreensão e 7 pedidos de prisão. Uma das pessoas presas na operação foi Janaina da Conceição Cerqueira Xavier, que disputou as eleições municipais de 2020 como suplente de vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Janaina foi presa na Cracolândia por suspeita de tráfico de drogas. Além dela, três guardas municipais suspeitos de um esquema de extorsão também foram presos.
De acordo com o relatório das investigações, Janaina da Conceição Cerqueira Xavier, que é lider comunitária, também faria parte do PCC.
Em nota enviada ao portal Uol, o PT disse "defender as investigações e que os culpados sejam punidos conforme a lei". A sigla também afirmou que ela "se filiou em 25 de abril de 2019 para concorrer no ano seguinte a vereadora como representante da população em situação de rua, recebeu 238 votos e nunca mais participou de atividades partidárias".
Pleno.news